MBML - Museu de Biologia Prof. Mello Leitão
INMA - Instituto Nacional da Mata AtlânticaMuseu de Biologia Prof. Mello Leitão
Av. José Ruschi, 4 - Centro
Santa Teresa - ES - Brasil
29650-000
mbml.herbario@inma.gov.br
As coleções científicas do Museu de Biologia Professor Mello Leitão/Instituto Nacional da Mata Atlântica (MBML/INMA), em Santa Teresa, Espírito Santo, reúnem acervos zoológicos e botânicos essenciais para o conhecimento da biodiversidade da Mata Atlântica. O acervo é composto por sete coleções zoológicas e um herbário, contendo registros históricos relevantes da fauna e flora brasileira, incluindo material-tipo, espécimes raros e representantes de táxons ameaçados de extinção.
O Museu de Biologia Professor Mello Leitão foi criado, em 1949, como instituição privada pelo naturalista Augusto Ruschi, voltada à execução de pesquisas científicas com ênfase na Mata Atlântica capixaba. Nomeado em homenagem ao influente ambientalista, médico e zoólogo Cândido Firmino de Mello Leitão (1886-1948), especialista em aracnídeos, ecologia e zoogeografia, o MBML foi transferido, em 1983, para a Fundação Nacional Pró-Memória, vinculada ao Ministério da Educação e Cultura. Posteriormente, passou ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), vinculado ao Ministério da Cultura, até que, em 2014, foi incorporado ao Instituto Nacional da Mata Atlântica (INMA), ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Historicamente, a Coleção de Aves foi a primeira a ser constituída (1940), seguida pelas de Mamíferos (1943), Peixes (1944), Anfíbios (1954) e Répteis (1957). Atualmente, as coleções zoológicas contam com mais de 134 mil exemplares preservados em via úmida e seca, que compõem as Coleções de Vertebrados, além de duas Coleções de Invertebrados (Crustacea e Insecta), com aproximadamente cinco mil exemplares. Os acervos encontram-se protegidos em salas climatizadas e incluem exemplares-tipo, bem como espécies raras ou ameaçadas de extinção. A maioria dos espécimes é proveniente do Espírito Santo, constituindo a principal fonte de conhecimento sobre a biodiversidade faunística do estado. O acervo também inclui exemplares de outros estados brasileiros e de outros países, apresentando elevado potencial de expansão.
O herbário MBML/INMA também foi criado em 1940, como uma coleção particular de Augusto Ruschi e incorporação de exemplares de plantas doados pela Secretaria de Agricultura, Terras e Colonização do Estado do Espírito Santo. Atualmente, possui aproximadamente 59 mil registros, dos quais 2,7% são tipos nomenclaturais. O acervo é formado por fungos, líquens, algas, briófitas, samambaias, licófitas, gimnospermas e angiospermas. O material está conservado em meio líquido (flores e amostras de algas), como exsicatas (ramos secos com folhas, flores e frutos), na xiloteca (amostras de madeira) e na carpoteca (exemplares de frutos secos). A maior parte do herbário abriga exemplares representativos da flora central da Mata Atlântica, incluindo registros únicos de espécies anteriormente não documentadas na região e espécies ameaçadas de extinção. O Herbário encontra-se com mais de 60 mil imagens representando 99% do acervo.
Atualmente, com exceção das coleções de invertebrados, todo o acervo está acessível on-line e disponível para consulta física pela comunidade científica, mediante agendamento de visitas ou empréstimos de exemplares, apoiando pesquisas no Brasil e no exterior. Sob certas condições, as coleções também têm cedido, especialmente exemplares sem informações de coleta, para serem utilizados como material didático por escolas, universidades e órgãos governamentais, contribuindo para atividades de educação ambiental e popularização do conhecimento científico.
Última atualização: 22/08/2025
Número de registros
Condições para utilização dos dados
As informações que compõem a base de dados do Herbário do Instituto Nacional da Mata Atlântica - INMA devem ser utilizadas estritamente para fins educativos, científicos e de gestão ambiental, e atribuídas ao INMA-MCTI, juntamente com a citação da coleção e seu respectivo acrônimo (MBML). O INMA objetiva manter e disponibilizar com exatidão as bases de dados de suas coleções, entretanto, não fornece nenhuma garantia acerca da confiabilidade, integralidade e atualização da informação contida nessas bases. Cabe ao usuário conferir os dados antes de utilizá-los para quaisquer finalidades acima mencionadas.
Como citar
Herbário – MBML, do Instituto Nacional da Mata Atlântica
Subcoleções
- MBML-Anfibios - Coleção de Anfíbios MBML
- MBML-Aves - Coleção de Aves MBML
- MBML-Herbario - Herbário Mello Leitão
- MBML-Mamiferos - Coleção de Mamíferos
- MBML-Peixes - Coleção de Peixes
- MBML-Repteis - Coleção de Répteis
Contatos
Diretor ou chefe de dept.:Pedro Lage Viana
cocie@inma.gov.br
Curador(a):
Dra. Thais Condez
thais.condez@inma.gov.br
Curador(a):
Helio de Queiroz Boudet Fernandes
helio.fernandes@inma.gov.br